Data:
A nanotecnologia incorporada na produção de cosméticos potencializa os efeitos dos tratamentos.
A nanotecnologia consiste no ato de criar, manipular e explorar materiais com escala nanométrica. Um nanômetro é uma medida que equivale a um bilionésimo de metro. Para que você tenha uma ideia, 1 nm (nanômetro) é cerca de 80 mil vezes menor que a espessura de um fio de cabelo.
A permeação cutânea de substâncias ativas para garantir a efetividade dos tratamentos, sempre foi um desafio na área dermatológica. Os princípios da nanotecnologia foram introduzidos na área cosmética há alguns anos e hoje, é possível contar com recursos nanotecnológicos que viabilizam, além da biodisponibilidade, a estabilidade e a distribuição homogênea das substâncias nas camadas mais profundas da pele com testes de segurança e eficácia.
É preciso garantir a padronização do tamanho das nanopartículas e desta forma a uniformidade da dose distribuída na pele. As nanopartículas possuem um revestimento multifuncional e formam um filme sobre a pele de forma intensa, evitando a perda transepidérmica de água, aumentando em média 30% a mais a hidratação comparado aos produtos não encapsulados. Após a difusão das nanopartículas na pele, ocorre a erosão e biodegradação com liberação gradual do ativo.
Soluções de extrema inovação para o segmento cosmético estão disponíveis na Fórmula & Cia , por exemplo: produtos nanoencapsulados que tratam a celulite com alta permeação e eficácia clínica comprovada em apenas uma aplicação; blend de óleos essências naturais também de alta permeação com ação antifúngica e antimicrobiana, que cuidam das unhas ressecadas, com aspecto opaco, esbranquiçado e quebradiço com resultados comprovados em apenas quatro dias. E, ainda, o sistema inovador para tratamento de rugas faciais com resultados clínicos comprovados após 10 minutos de uso.
Núcleo de Pesquisa Fórmula e Cia.