Data:
Você já se sentiu ansioso? Considerada o mal do século, a ansiedade é um transtorno psicológico que tem acometido cada vez mais pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de indivíduos enfrentam transtornos de ansiedade ao redor do mundo. O Brasil é o país líder no ranking, sendo responsável por 9,3% desse total. Com a pandemia do covid-19, que já dura mais de um ano, a ansiedade tornou-se ainda mais comum no dia a dia das pessoas, que vivem entre suas responsabilidades e o medo constante causado pelo coronavírus e suas possíveis consequências.
É raro encontrar alguém que nunca tenha sentido seus efeitos, seja em momentos bons ou ruins da vida, como em apresentações em público, resolução de conflitos, entrevistas de emprego ou antes de receber de uma tão aguardada notícia. Contudo, a ansiedade passa a se tornar um problema quando começa a se tornar parte da rotina, causando sintomas na mente e no corpo, como confusão mental, taquicardia, tensão muscular, gastrite, dores de cabeça, falta de ar e aumento ou perda de peso.
Afinal, o que é a ansiedade?
A ansiedade é definida como um sentimento advindo do excesso de medo e preocupação com o futuro, ou seja, com coisas que ainda não aconteceram e sobre as quais, muitas vezes, não temos controle algum. Seu diagnóstico deve ser realizado por um psicólogo ou psiquiatra e é formado através da percepção da combinação de diferentes sintomas, físicos e psicológicos, como alguns dos mencionados anteriormente. A diferença entre a ansiedade comum e os transtornos de ansiedade depende da intensidade e duração com que esses sentimentos e sintomas se manifestam. Sentir-se ansioso perante alguns momentos da vida é normal, contudo, ter falta de ar e taquicardia corriqueiramente passa a ser um sinal de alerta do corpo.
Apesar de acometer cada vez mais pessoas no mundo, cada caso é muito particular, pois não há uma causa universal para que a ansiedade desperte no ser humano. Assim como o estresse, ela pode ser a consequência de problemas no trabalho, na família, em relacionamentos ou em outras esferas da vida. A boa notícia é que, atualmente, existem diversos tratamentos e alternativas para driblar o problema e diminuir seus efeitos, além de pequenas atitudes na forma como conduzimos nossa rotina e tarefas que podem diminuir os níveis de ansiedade no organismo.
Confira, abaixo, três dicas preparadas pela Fórmula & Cia:
1) Cultive um dia a dia leve
Ter uma rotina leve não significa não ter responsabilidades, afinal, todos temos que lidar com elas à medida em que crescemos. Contudo, uma rotina bem planejada e equilibrada entre afazeres e hobbies pode te auxiliar a ter um dia a dia com mais propósito e menos preocupações. Tal rotina deve incluir a prática de atividades físicas, que possuem um efeito renovador para o corpo, além do cultivo de hobbies, ou seja, atividades que você faz por puro interesse e prazer. Assim, sua mente e corpo estarão focados em coisas além dos seus problemas e preocupações.
2) Procure um psicólogo ou psiquiatra
Com a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, profissionais especialistas em ansiedade e transtornos de ansiedade, você pode entender melhor as causas e efeitos da ansiedade na sua saúde, podendo também descobrir quais os principais gatilhos que a fazem se manifestar em sua rotina. Além disso, existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, como fobias, o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e a síndrome do pânico. Com a ajuda de um especialista, você chegará a um diagnóstico confiável e possíveis tratamentos, que podem ser as sessões de psicoterapia, medicamentos e até terapias alternativas, como a que vamos apresentar abaixo.
3) Conheça a aromaterapia
Um complemento para o tratamento contra a ansiedade, a aromaterapia é uma técnica terapêutica que, através de óleos essenciais extraídos da natureza, visa amenizar efeitos de transtornos como a ansiedade. Ao inalar um óleo essencial, seu aroma segue até o cérebro e atinge o sistema límbico, responsável pelos nossos comportamentos e emoções, promovendo sensações de bem-estar na mente e no corpo. No caso da ansiedade, os mais recomendados são os extraídos de flores, que possuem efeito calmante, como o de Lavanda e o de Bergamota.
Na Fórmula & Cia, você encontra uma enorme variedade de óleos essenciais que podem ser incluídos em sua rotina não apenas como um completo ao seu tratamento para combater a ansiedade, mas também como um verdadeiro ritual de autocuidado diário, promovendo maior qualidade de vida. Se a ansiedade tem sido uma companheira constante, não hesite em buscar ajuda de profissionais e de alternativas como a aromaterapia, que, juntas, podem te proporcionar um dia a dia mais leve e feliz.
Para conversar com os nossos profissionais e conhecer todos os nossos produtos, utilize os nossos canais de comunicação:
- Telefone: 0800 111 747 | (19) 3705-1122
- Site: https://formulaecia.com.br/
Você também pode visitar uma de nossas unidades:
- Guanabara: Rua Sacramento, 719 – Guanabara, Campinas (SP)
- Cambuí: Av. Cel Silva Telles, 287 – Cambuí, Campinas (SP)