Data:


O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso corpo que atua beneficamente de diferentes formas: contribuindo para a hidratação e resistência da pele, saúde das unhas e cabelos e até na constituição de fibras que sustentam os nossos tecidos. Considerado abundante no organismo do ser humano, representa cerca de 30% do total de proteínas. 

Com o passar do tempo, nosso corpo diminui a quantidade de colágeno produzido de forma natural, causando, entre diferentes consequências, o aparecimento de linhas de expressão e a flacidez. Tal carência pode ser melhor percebida a partir dos 30 anos. Essa alteração é nítida se observarmos as diferenças na pele de um jovem de 25 anos comparada a de um idoso de 70. Portanto, é necessário realizar uma reposição da proteína, que pode ser feita de diferentes maneiras. 

Muitas pessoas já conhecem o colágeno e fazem seu uso na rotina, contudo, o que poucos sabem é que existem diferentes tipos dessa proteína e, portanto, diferentes vantagens. Uns são indicados para a pele, agindo diretamente em sua hidratação e resistência, enquanto outros podem auxiliar em um melhor desempenho das articulações. 

Ao total, existem 28 tipos de colágeno. Conheça, abaixo, os principais deles e suas características:

Colágeno Tipo I

O colágeno tipo I pode ser encontrado nos tendões, na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo comum e no tecido conjuntivo denso. Ele é o mais abundante entre os tipos de colágeno presentes em nosso organismo e oferece resistência aos tendões do corpo, também podendo ser indicado para melhorar a saúde das unhas e dos cabelos. 

Colágeno Tipo II

O tipo II está presente nos olhos, na cartilagem e nos discos intervertebrais, sendo considerando o melhor para tratar problemas nas cartilagens e articulações, trazendo resistência ao corpo. 

Colágeno Tipo III

Considerado o segundo mais abundante no organismo, o colágeno tipo III é também o primeiro a ter sua produção natural reduzida. Ele é encontrado no útero, na pele, no intestino e nos vasos arteriais. 

Colágeno Tipo IV

Por fim, o colágeno tipo IV possui a função de filtração e sustentação e é encontrado nas camadas da pele. 

Colágeno na Alimentação

Além do envelhecimento natural que sofremos, maus hábitos alimentares podem interferir diretamente na produção de colágeno do corpo. Portanto, esteja atento à sua dieta. Por ser uma proteína animal, ele pode ser encontrado em grande quantidade na pele bovina e suína, bem como em frangos e peixes. Outros exemplos são as claras dos ovos e o leite de vaca, alimentos de origem animal. 

Na Fórmula & Cia, prezamos por um atendimento e tratamento personalizados, portanto, temos à disposição de nossos clientes uma farmacêutica que, através de um bate-papo, entende os principais objetivos e necessidades de cada um deles, podendo criar fórmulas que atendam 100% essas demandas e garantindo resultados de qualidade. Dessa forma, podemos encontrar o tipo de colágeno ideal para a sua condição de saúde atual. 

Através de tratamentos com colágeno, as pessoas podem conquistar diferentes formas de qualidade de vida, como o ganho de massa magra, o impedimento da perda óssea, o crescimento saudável das unhas e até a melhora no processo de cicatrização. 

Para conversar com os nossos profissionais, utilize os nossos canais de comunicação:

Você também pode visitar uma de nossas unidades:

  • Guanabara: Rua Sacramento, 719 – Guanabara, Campinas (SP)
  • Cambuí: Av. Cel Silva Telles, 287 – Cambuí, Campinas (SP)