Data:


Aliados específicos e naturais, além de dicas preciosas para ajudar a aumentar os fios e diminuir a queda. Confira!

Conviver com a calvície não é simples. Observar o cabelo afinar e cair cada vez mais pode gerar um baque na autoestima, e o medo de nunca mais se sentir bonita ou bonito novamente é assustador. (Sim, por incrível que pareça, a calvície acomete tanto homens quanto mulheres).

Perdemos cabelo por vários motivos: estresse, envelhecimento, falta de nutrientes, hormônios desequilibrados e até uma certa impaciência para cuidar dos fios como eles merecem.

Explicando…

O cabelo possui um ciclo de vida de três fases - o nascimento, o crescimento e a queda. Nessa combinação, é normal perder entre 100 e 150 fios por dia, mas cá entre nós, ninguém vai ficar contando, né?!

Então, vamos por partes: para saber se seu ciclo de nascimento, crescimento e queda de cabelo está fora do normal, observe se o couro cabeludo apresenta falhas e se ela é local ou difusa (espalhada por várias partes). Essa segunda é mais comum em casos de estresse. Pra quem tem o cabelo comprido: faça um rabo de cavalo e veja se está com menos volume que o habitual. Falhas no couro cabeludo, diminuição de volume e outros sintomas como descamação, coceira e sensibilidade podem ser sinais de que existe algum problema.

A perda acentuada dos fios

A queda excessiva é chamada de alopecia e pode dar as caras por diversos motivos. Pode ocorrer devido a uma alimentação desequilibrada até a falta de nutrientes, como o ferro, zinco, magnésio, selênio - que você encontra aqui no Pool de Minerais da Fórmula e Cia.

Esses fatores, felizmente, são reversíveis com o tratamento adequado que varia desde adotar um estilo de vida equilibrado, cuidar da saúde mental e da alimentação – para que o funcionamento do organismo aconteça de maneira saudável – até alguns outros cuidados como higienizar o cabelo com produtos adequados e com frequência ideal, evitar altas temperaturas nos fios e não apertar tanto o couro cabeludo.

A causa mais comum da calvície é chamada alopecia androgenética que, como o nome indica, tem fator genético. Dessa forma, essa queda de cabelo acentuada ou total é passada entre familiares.

Os especialistas falam que quem tem histórico de calvície na família, independente do grau de parentesco e do lado familiar, é preciso buscar ajuda no final da puberdade - entre 15 e 18 anos já é possível identificar o início do processo.

Nos casos em que não haja um quadro de hereditariedade, esse momento será aquele em que o aumento da queda e o afinamento do cabelo passam a incomodar.

É importante entender a diferença entre a alopecia e a queda de cabelo comum. No primeiro caso é resultado de alguma condição de saúde e, via de regra, não tem cura, mas existem diversas soluções para não agravar. Já no segundo caso, a queda pode ser gerada por uma situação temporal (como estresse ou por hábitos prejudiciais) e é mais facilmente recuperável.

Independentemente da causa, o objetivo do tratamento da calvície é incentivar os folículos capilares a funcionarem da melhor forma possível.

Produto amigo especialmente formulado

Os manipulados são feitos sob medida para cada pessoa - vitaminas, minerais, antioxidantes e extratos vegetais projetados para impulsionar nossos estoques de nutrientes e direcionar as causas da diminuição de cabelo. Eles têm se mostrado eficazes em estudos clínicos e são uma maneira fantástica — e saudável — de lidar com a perda de cabelo. Você pode conversar com nossos profissionais farmacêuticos para saber mais sobre ativos e suplementos para manipular.

O Trichoxidil é um deles. Ele é um fitocomplexo vegano que trata, previne, reverte e estabiliza a queda de cabelo, além de restaurar e estimular o crescimento dos fios, sendo um excelente aliado natural para promover o crescimento capilar e reduzir a queda.

Entendendo mais a fundo o Trichoxidil

O problema não é só o cabelo que cai — que chamamos de fase telógena — mas também o cabelo que deveria crescer e não está crescendo — conhecida como fase anágena. Esse ativo de origem vegetal ajuda a promover o crescimento saudável do cabelo e deixá-lo mais volumoso. Estudos comprovaram que após 90 dias de tratamento foram reduzidos em 37% os folículos na fase telógena (menos queda) e aumentados em 29% os fios na fase anágena, mantendo o folículo na fase de crescimento dos fios (cabelo mais resistente).

Garanta o seu aqui!

A alimentação influencia na saúde capilar

Como a alimentação é um dos fatores-chaves no processo de equilíbrio do organismo, nada mais natural do que a relação entre o que comemos e a progressão de determinadas condições clínicas.

No caso da calvície, a deficiência de vitaminas e proteínas é determinante para o grau de desenvolvimento da queda de cabelo. Por isso e por todos os outros benefícios de uma alimentação equilibrada, fazer refeições ricas em nutrientes, vitaminas e proteínas em quantidades adequadas é altamente recomendado para a saúde capilar.

Reeducar seus hábitos alimentares e comer bem é regra número 1 para fios mais saudáveis.

Olha só alguns nutrientes essenciais para o cuidado das madeixas:

Adicione em sua dieta carnes vermelhas, folhas escuras, castanhas, leguminosas, peixes, grãos e ovos. Mas, dependendo do caso, talvez seja importante uma suplementação adicional.

As fontes de biotina que encontramos no frango, gema de ovo, soja, amendoim, germe de trigo e levedura de cerveja são importantes para Cabelos e Unhas Saudáveis e você encontra manipulada no site da Fórmula e Cia, assim como as vitaminas do Complexo B (presente em cereais integrais, castanhas e banana) que agem como antioxidante.

Cuidar de dentro para fora ajuda a ter cabelos mais fortes e resistentes.

A alimentação influencia na saúde capilar

Assim como a alimentação, nossa saúde mental é fator decisivo para nossa saúde física.

Estresse, depressão, ansiedade e outras condições psíquicas influenciam o ciclo de atividade dos folículos capilares e podem fazer com que os cabelos caiam de forma mais intensa ou que a alopecia se desenvolva.

Dormir bem, ter uma alimentação saudável, beber água, tomar sol com certa frequência e praticar exercícios físicos são hábitos fundamentais para que o organismo regule seus níveis hormonais de modo que eles não produzam um alto grau de cortisol (hormônio do estresse), evitando a queda de cabelo provocada por ele. Fazer ioga, caminhar e meditar são algumas atividades que podem ajudar a relaxar. Xô stress!

Fios saudáveis da raiz às pontas…

Os tratamentos para a calvície variam de acordo com a intensidade da queda de cabelo, do estágio e do grau de desenvolvimento da doença. Eles também podem ser tratamentos medicamentosos, a laser, à base de aplicações ou uma combinação dessas técnicas. Por isso, o diagnóstico deve ser realizado por um profissional.

Algumas dicas leves como hábitos alimentares, relaxar a mente e fórmulas manipuladas fazem parte da lista preparada com carinho por nós da Fórmula & Cia para que você viva mais feliz e de bem com sua cabeleira.

Lembre-se que você sempre pode entrar em contato com a gente para tirar suas dúvidas e não deixe de consultar seu dermatologista, nutricionista e/ou profissional da saúde de confiança.

…fios mais longos e você feliz!

Saiba mais em: Trichoxidil: Conheça a mais recente solução para a queda de cabelo

___

Fórmula & Cia

Lojas físicas:

  • Guanabara: Rua Sacramento, 719 – Guanabara, Campinas (SP)
  • Cambuí: Av. Cel Silva Telles, 287 – Cambuí, Campinas (SP)