Data:
Ah se todo mundo soubesse a importância de um ecossistema intestinal equilibrado…
…o mundo seria um lugar melhor. ????????
Brincadeiras à parte – mas não tão à parte assim – se tem algo que merece sua atenção é seu intestino.
Ali, naquele tubo que começa logo após nosso estômago, moram reinos e reinos de bactérias formando nossa flora intestinal, exercendo muitas funções e vivendo suas vidas felizes até que, por algum motivo, alguma “coisa” chega ali como inflamação e essa “coisa” pode matar ou causar uma desarmonia nas colônias. Uma alteração entre os diferentes grupos de bactérias presentes ali ou a proliferação de novos podem levar a um desequilíbrio da microbiota, que é causada por múltiplos fatores: má alimentação, pouca hidratação, excesso de algumas medicações, bebida alcóolica, cigarro, insônia, estresse.
O impacto desse órgão em nosso corpo inteiro não deve ser subestimado e os sintomas para àqueles que possuem maior sensibilidade variam: náuseas, diarreia, prisão de ventre, ansiedade, dor de cabeça, problemas na pele, irritabilidade – e muita gente procura a causa em outro lugar, mas normalmente são reações inflamatórias intestinais, que acabam por reduzir a capacidade de absorção de nutrientes, além de causar carência de vitaminas A, B, C e D e trazerem outras consequências negativas.
Quando o ecossistema intestinal está comprometido, é possível restaurá-lo atuando sobre sua composição – abundância e diversidade de bactérias boas. Chamamos isso de "modulação da microbiota" e é uma estratégia para minimizar doenças metabólicas, imunológicas e comportamentais e o primeiro passo começa pela boca.
A saúde começa pela boca
Muitas vezes, comer um chocolate, salgadinho ou fast-food pode ser irresistível, mas é importante que eles sejam a exceção, e não a regra. Na prática, para modular a microbiota, protegendo-nos contra microrganismos patogênicos, é necessário ter uma alimentação balanceada: baixo teor de gorduras e carboidratos, alto teor de fibras e alimentos como alcachofra, alho, cebola (naturalmente ricos em prebióticos) assim como chucrute, kefir, laticínios fermentados (fonte de probióticos).
E as dietas funcionam?
Jejum intermitente funciona. Dieta vegetariana funciona. Low carb funciona. Dieta cetogênica funciona. Plant-based funciona. A questão é, funciona para você?
Cada indivíduo possui uma comunidade intestinal única, composta de bactérias distintas adquiridas no nascimento e elas se desenvolvem de acordo com os hábitos e estilo de vida, por isso, sempre busque um profissional da saúde que te compreenda e te oriente a guiar a sua individualidade.
O segundo cérebro
De fato, existe uma ligação neurológica e bioquímica direta entre a saúde intestinal e a função do cérebro. Assim, diante de uma alteração em nosso sistema nervoso central existe um impacto direto no intestino e vice-versa. A serotonina, por exemplo, é o neurotransmissor responsável pelo nosso bem-estar e pouca gente sabe, mas a maior parte dela é produzida pelo intestino. Ou seja, se ele está em desequilíbrio causará impacto na produção de serotonina e consequentemente, no humor e na felicidade.
Cuidar da microbiota é cuidar do corpo como um todo
Nosso microbioma pode ser alterado constantemente com base nos alimentos que ingerimos e é possível fortalecer o sistema imunológico, facilitar a digestão e obter mais facilmente vitaminas e nutrientes essenciais através de uma dieta balanceada e um estilo de vida mais saudável que cuidam da nossa microbiota e, consequentemente, da saúde do corpo todo.
Profissionais da área da saúde sempre recomendam uma boa alimentação, um sono reparador, uma rotina livre de estresse e com atividades físicas para garantir a saúde de uma forma geral. Mas em tempos de pandemia, o momento – e o corpo – pedem reforços.
Alguém pediu reforço?
Aqui, na Fórmula & Cia, temos fórmulas para ajudar nessa estratégia de Modulação Intestinal. Fórmulas fitoterápicas, nutracêuticos e suplementação composta por fibras pre e probióticas, cepas específicas, polifenóis, polissacarídeos e outras substâncias capazes de trazer benefícios desde o gerenciamento do peso e equilíbrio emocional até a permeabilidade intestinal e doenças de pele - isso tudo para cada indivíduo.
Literalmente, seu intestino é o epicentro de sua saúde mental e física. Se você deseja ter uma melhor imunidade e digestão, otimizar sua eficiência, clareza e harmonia, concentre-se em reconstruir sua saúde intestinal.
É tudo uma questão de equilíbrio e conhecimento
Equilíbrio significa que os microrganismos no seu intestino devem produzir muitas substâncias saudáveis e não uma superabundância de substâncias inflamatórias nocivas.
Conhecimento significa a importância em entender melhor a composição da microbiota, bem como se aprofundar em estratégias para modulá-la.
A Fórmula & Cia é apoiadora oficial do curso de Formação em Modulação Intestinal, ministrado pelo Professor Murilo Pereira, que acontecerá em Campinas no Royal Palm Plaza, nos dias 24 e 25 de março e segundo suas próprias palavras "É um curso que proporcionará um olhar do paciente a partir de sinais clínicos e bioquímicos, direcionando ao estado de saúde por meio de estratégias nutricionais que promovam a homeostase do trato intestinal".
Afinal, a melhor estratégia é usar a nutrição como um meio de medicina preventiva – tanto para doenças crônicas como contra agentes infecciosos – e focar nos sintomas que afetam nosso dia a dia – sejam eles de ordem física ou emocional – que podem estar ligados à saúde do nosso microbioma.
Entender e ajudar seu intestino é como nadar a favor da correnteza - tudo flui melhor e mais leve.
___
Fórmula & Cia
- Telefone: 0800 111 747
- WhatsApp: (19) 9 9199-9127
- Site: https://formulaecia.com.br/
Lojas físicas:
- Guanabara: Rua Sacramento, 719 – Guanabara, Campinas (SP)
- Cambuí: Av. Cel Silva Telles, 287 – Cambuí, Campinas (SP)