23/01/2019
Categoria • BEM-ESTAR

O cuidado ao idoso na administração de medicamentos.

Com o passar dos anos, não apenas amadurecemos em idade, mas o nosso corpo amadurece também. Com o amadurecimento, algumas funções do nosso organismo acabam sofrendo alterações, acarretando em diversos resultados que podem trazer algum problema, principalmente quando falamos de medicamentos. Idosos tendem a serem mais sensíveis aos medicamentos do que uma pessoa mais jovem. Os medicamentos podem permanecer por mais tempo no organismos, levando a efeitos colaterais graves quando as doses não são devidamente adequadas e monitoradas. Além disso, a maioria dos idosos tendem a tomar mais de um medicamento por dia. Segundo o  Centro de Estudos e Avaliação em Saúde idosos com mais de 65 anos tomam 7,3 medicamentos por dia, aumentando o risco de interações entre este medicamentos.

       Além disso, condições crônicas que são mais comum a idosos, como diabetes e pressão alta, acabam complicando ainda mais a administração destes medicamentos. Muitos idosos, devido a idade, apresentam diminuição de memória, perda de visão e audição, o que dificulta a compreensão de como a ingestão daquele medicamento deve ser feita. Essas características e muitas outras são o que torna o cuidado do idoso de extrema importância.

Mesmo sendo um desafio cuidar de um idoso, algumas dicas podem ajudar quando pensamos em como podemos garantir o melhor resultado possível para o tratamento deste paciente:

1.       Tenha uma lista com todos os medicamentos que o idoso administra, com a frequência e dose que este toma.

2.      Use de artifícios, como porta cápsulas, para auxiliar na administração diária de todos os medicamentos

3.      Leia os rótulos e as bulas dos medicamentos. Se informar é a melhor escolha!

4.      Armazene os medicamentos em um lugar adequado.

5.      Entre em contato com o médico se o idoso apresentar algum problema devido a medicação.

Cuidar de um idoso pode ser um grande desafio, mas é um cuidado que todos irão precisar durante a vida. Por isso, se dedique ao cuidado do idoso.

Para mais informações procure nossas farmacêuticas

Referências:
http://envelhecieagora.com/administracao-segura-de-medicamentos-pelas-pessoas-maduras-1/
http://envelhecieagora.com/cuidadores-e-familiares-gerenciamento-de-medicamentos-da-pessoa-madura/
https://www.sas.com/pt_pt/customers/CEFAR-ANF.html


 

 

Núcleo de Pesquisa Fórmula e Cia.

COMPARTILHE: Facebook Twitter Linkedin Whatsapp
TAGS:

FALE CONOSCO

TEL.: 0800 111 747 | (19) 3705 1122