19/04/2018
Categoria • BEM-ESTAR

Como conquistar cabelos bonitos e saudáveis?

Para ter cabelos saudáveis todo o equilíbrio do sistema capilar deve ser avaliado.

O cabelo é a moldura do rosto e por isso é de extrema importância na autoestima e vida social. E como ter um cabelo bonito e saudável? O equilíbrio de todo o sistema capilar deve ser avaliado: bulbo, couro cabeludo e haste.

Cada fio de cabelo se origina em um folículo piloso que se compõe de um bulbo capilar, de uma glândula sebácea que proporciona lubrificação e condicionamento ao pêlo e de um pequeno músculo eretor, que direciona o eixo do cabelo a ficar em pé.

A pele do couro cabeludo é altamente vascularizada com reduzida concentração de melanina e grande densidade de glândulas sudoríparas e sebáceas.

A haste da fibra capilar é responsável por conferir brilho, corpo e textura ao cabelo.

Fatores climáticos como poluição e radiação solar aliados às agressões externas como procedimentos químicos e térmicos, além de alterações emocionais, hormonais, nutricionais e também o envelhecimento cronológico podem influenciar no equilíbrio desse sistema. Além disso, uma limpeza ineficaz e o excesso de produtos também podem causar excesso de suor e oleosidade aumentando a irritabilidade e estimulando o surgimento da caspa. Essas mudanças podem influenciar no bom funcionamento das glândulas do couro cabeludo, alterando sua homeostase, resultando em pontas duplas, textura frágil e uma aparência opaca e áspera.

Cada folículo do couro cabeludo passa por ciclos regulares de crescimento e queda. Esse ciclo tem três fases que se repetem continuamente. A primeira fase, chamada de anágena, o cabelo cresce incessantemente. Essa parte do ciclo geralmente dura entre três a cinco anos, mas pode chegar a dez. A segunda fase, chamada catágena, é de curta duração, duas a três semanas, o folículo se torna inativo e regride, pois durante essa fase ele está preparando novo crescimento, produzindo células germinativas. A terceira fase, chamada telógena, com duração de quatro a seis meses, é o descanso, nela o fio solta-se da raiz do folículo e cai. Passada essa fase, o ciclo completo se reinicia. 

Felizmente existem diversas opções disponíveis para se obter um cabelo saudável com seu ciclo natural de crescimento. Inclusive ativos que possuem a capacidade de prolongar a fase anágena e retardar a fase catágena, cooperando para o crescimento do fio. Ativos que atuam no metabolismo mitocondrial permitindo o aumento da oxigenação celular e da produção de energia da célula, facilitando o fluxo de nutrientes e combatendo os radicais livres de maneira eficiente. Ativos que inibem a produção de sebo e modulam o sistema de defesa imuno-inflamatório preservando a microbiota do couro cabeludo. Ativos que irão restabelecer a homeostasia do couro cabeludo e melhorar a integridade das proteínas na matriz extracelular melhorando a ancoragem do fio e diminuindo o estresse oxidativo. Ativos que fornecem a reposição de silício no fio aumentando a densidade capilar.

Tudo isso associado a veículos modernos, não irritantes, de alta tecnologia e compatíveis com esses ingredientes farmacêuticos e dermocosméticos e que focam na manutenção da fisiologia do sistema capilar (bulbo, couro cabeludo e haste), oferecendo  assim tratamento completo para obter um cabelo saudável, bonito, forte e com brilho.

Consulte nossas farmacêuticas.

 

Núcleo de Pesquisa Fórmula e Cia.

COMPARTILHE: Facebook Twitter Linkedin Whatsapp
TAGS:

FALE CONOSCO

TEL.: 0800 111 747 | (19) 3705 1122